A medição de audiências de internet e da sua penetração a nível nacional, são asseguradas, de forma regular, pelo estudos netAudience e Bareme-Internet, respectivamente, ambos realizados pela Marktest.
"O netAudience da Marktest é um sistema híbrido de audiência de Internet, com elevado grau de integração e interdependência de 3 fontes independentes de recolha de dados:
- netScope (dados site-centric): dados censitários de tráfego dos sites auditados e aderentes ao sistema. Informação recolhida através de script inserido em todas as páginas desses mesmos sites.
- mega panel (dados user-centric): dados amostrais baseados em painéis de grande dimensão (mega panel desktop > 30 000 participantes; mega panel mobile > 15 000 participantes) que fornecem perfil sociodemográfico dos sites auditados pelo netScope, para as plataformas PC, telemóvel e tablet.
- meter panel (dados user-centric): dados amostrais recolhidos através dum painel clássico, pelo recurso a um audímetro de software. Este painel complementa o mega panel e mede, na plataforma PC, os sites não auditados pelo netScope: sites de media nacionais não aderentes à auditoria, sites internacionais, sites de e-commerce, sites institucionais, corporate, etc.
A metodologia utilizada pela Marktest, com a integração de múltiplas fontes, possibilita o recurso às melhores fontes disponíveis para cada site, indicador e análise (Reach, Visits, Pageviews, perfis sociodemográficos, etc.), disponibilizando mais dados, com mais detalhe e mais exactidão, comparativamente ao recurso a um único painel, num estudo de metodologia clássica.
O estudo é constituído por três pilares, utilizando as melhores técnicas e fontes disponíveis em cada um deles:
- dados de painéis
- dados da população – para caracterização dos universos estudados
- dados de tráfego de sites auditados"
Fonte: Marktest
Para mais informação ir a Marktest - netAudience
"O Bareme Internet é o estudo de referência sobre a penetração da Internet na população portuguesa e sobre comportamentos dos cibernautas portugueses.
Tendo sido lançado no último semestre de 1996, teve a sua primeira grande evolução no segundo trimestre de 2001, quando foram introduzidas alterações no questionário e na metodologia do estudo, tornando-o no Estudo de Base para a Constituição e Manutenção do Painel de Cibernautas da Marktest – NetPanel.
A partir de 2008, o estudo passou a ter uma periodicidade anual, com uma base amostral de 3010 entrevistas. A partir de 2012 a base amostral passou a ter um mínimo de 6000 entrevistas.
Os resultados do Bareme Internet são disponibilizados na plataforma online Media Screen, onde a informação é apresentada em quadros resumo, gráficos e quadros detalhados, com ventilações sócio demográficas."
Fonte: Marktest
Para mais informação ir a Marktest - Bareme-Internet