AD REQUEST
Número de vezes que um anúncio aparece num browser como resultado direto de uma interação (pedido) de um visitante com um site. Medida, relacionada com page request. O mesmo que “impressões” ou “impressions”.
AD SENSE
Tecnologia/serviço de publicidade oferecido pelo Google. Os donos de websites podem inscrever- se no programa para exibir anúncios em texto, imagem e, mais recentemente, vídeo. A exibição dos anúncios é administrada pelo Google e gera receitas com base na quantidade de cliques ou de visualizações.
AD SERVER
Software utilizado para fornecer anúncios display ou anúncios de texto ao browser do utilizador. O ad server serve para selecionar que anúncio será o mais apropriado para cada caso, contagem de impressões e cliques e elaboração de relatórios da performance da campanha.
AD WORDS
É o principal serviço de publicidade da Google. Usa o sistema de publicidade por Custo por Clique (PPC) e Custo por Mil (CPM) que consiste em anúncios em forma de links encontrados, principalmente, nos mecanismos de pesquisa relacionados com as palavras-chave que o utilizador pesquisa. Sendo um modo de adquirir publicidade altamente segmentada independentemente de qual seja o orçamento do anunciante.
ADESÃO
Percentagem de audiência de um suporte que pertence a um grupo- alvo em análise.
AFINIDADE (índice de)
Indicador do grau de adesão entre o alvo e a audiência de um determinado suporte. Como índice calcula-se a partir da razão entre a cobertura do grupo alvo e a cobertura do universo.
AGÊNCIA DE MEIOS
Empresa que presta serviços, essencialmente a anunciantes, centralizados na investigação, planeamento estratégico e táctico, negociação e compra de espaço publicitário, em meios de comunicação e suportes de publicidade.
AGÊNCIA DE PUBLICIDADE
Empresa que presta serviços a anunciantes de definição e concretização de estratégias de comunicação comercial, desenvolvimento criativo e acompanhamento especializado.
ALVO
Ver “grupo-alvo”. O mesmo que “target”.
AMD
Associação Portuguesa de Marketing Directo
AMOSTRA
É um subconjunto de um conjunto mais geral denominado população ou universo. Mediante técnicas de inferência estatística, é possível generalizar as conclusões obtidas nesse subconjunto para todo o universo (população).
AMOSTRAGEM ALEATÓRIA
Construção de uma amostra em que é conhecida a probabilidade de cada elemento da população ser incluído nessa amostra e simultaneamente a margem de erro quando generalizamos as conclusões para o universo.
ANUNCIANTE
Empresa que tem um produto ou serviço no mercado e utiliza a publicidade/comunicação como instrumento de marketing.
ANÚNCIO
Mensagem divulgada pelos media, em geral mediante pagamento do anunciante, destinada à oferta e fornecimento de informação de bens ou serviços, sob forma gráfica, áudio ou audiovisual, de acordo com o meio a que se destina.
APAME
Associação Portuguesa das Agências de Meios
APAN
Associação Portuguesa de Anunciantes
APAP
Associação Portuguesa das Empresas de Publicidade e Comunicação
APCT
Associação Portuguesa para o Controlo de Tiragem e Circulação de Imprensa
APEIP
Associação Portuguesa de Empresas Gestoras de Investimento Publicitário
APEPE
Associação Portuguesa de Empresas de Publicidade Exterior
APIMPRENSA
Associação Portuguesa de Imprensa
APODEMO
Associação Portuguesa de Empresas de Estudos de Mercado e Opinião
APR
Associação Portuguesa de Radiodifusão
ATS (Average Time Spent)
Média do tempo que cada indivíduo contactado despendeu com um suporte ou meio, num período determinado. Indicador normalmente expresso em minutos. O mesmo que “tempo médio despendido”.
ATV (Average Time Viewed)
Média do tempo que cada indivíduo do universo despendeu com um suporte ou meio num período determinado de tempo. Indicador normalmente expresso em minutos. O mesmo que “tempo médio de visionamento”.
AUDIMETRIA
Sistema de recolha de informação sobre audiências de televisão, sem interferência de entrevistadores, através de um dispositivo chamado audímetro (meter).
AUDIOMATCHING
Tecnologia usada na medição de audiências de televisão em que o reconhecimento do canal visionado é feito a partir da informação áudio da emissão de televisão. Esta tecnologia permite medir os conteúdos difundidos em direto (live) bem como em diferido (time-shift) até sete dias após a transmissão, em todas as plataformas (analógica e digital, cabo, satélite, terrestre e IPTV).
AUDIÊNCIA
Conjunto dos indivíduos que contactam com um suporte publicitário (telespectadores, leitores, ouvintes, etc.), num período de tempo determinado, expressa em percentagem.
AUDIÊNCIA DE TELEVISÃO
Conjunto caracterizado de indivíduos que estão presentes na sala ou compartimento onde se encontra o televisor ligado.
AUDIÊNCIA EXCLUSIVA
Conjunto dos indivíduos que fazem parte da audiência de um suporte e que não pertencem a mais nenhuma audiência de outros suportes, quando analisadas as suas duplicações, expressa em percentagem.
AUDIÊNCIA MÉDIA
Audiência provável que contacta com o suporte em dado momento (período para o caso da televisão e da rádio, e exemplar para o caso da imprensa). Ver “rating”.
AUDIÊNCIA MÉDIA DE IMPRENSA
Corresponde ao número ou percentagem de indivíduos que contactaram com a última edição de um dado suporte (véspera para diários, última semana para semanários, etc.).
AUDIÊNCIA MÉDIA DE RÁDIO
Audiência provável, em cada unidade de tempo, de um determinado período horário (no caso de rádio a unidade de medida é de 5 minutos). Ou seja, audiência ponderada (pelo tempo de audição) do conjunto de indivíduos que escutaram uma estação, num determinado período horário.
AUDIÊNCIA REGULAR
Conjunto de indivíduos que, nos últimos quatro exemplares/emissões de um suporte, contacta com pelo menos três deles.
AUDIÊNCIA TOTAL
Valor máximo de audiência de um suporte, ou seja, o conjunto de indivíduos que tiveram contacto com ele, independentemente do período em que o fizeram. Ver “reach”.
AUDÍMETRO
Dispositivo electrónico que regista o tempo que o televisor está ligado/desligado e o canal sintonizado, assim como a caracterização dos telespectadores em presença.