U

UNIDADE BASE DE MEDIDA – Período mínimo sobre o qual é registado o comportamento da audiência (ex.: Televisão – 1 minuto; Rádio – 5 minutos)

UNIQUE USERS/UNIQUE VIEWERS – É o número de utilizadores únicos que visitaram o site num determinado período de tempo, independentemente do número de sessões que iniciaram.

UNIVERSO – Ver “população”.

URL (Uniform Resource Locator) – Endereço na internet que visa uniformizar a designação da localização de um determinado tipo de informação na internet (ex.: http://www.caem.pt).

 

V

VAGA – Esquema de distribuição de anúncios de uma campanha, delimitada num determinado período de tempo.

VALIDAÇÃO (em audimetria) – Processo que consiste na aplicação de um conjunto de normas e critérios aos dados recolhidos dos audímetros de forma a eliminar comportamentos convencionados como anómalos.

VIDEO POST-ROLL – Vídeo com anúncio que surge após a visualização do vídeo que o utilizador selecionou.

VIDEO PRE-ROLL – Vídeo com anúncio que antecede o vídeo selecionado pelo utilizador.

VISITANTE – Indivíduo que visita um site e que pode ser classificado por: único registo, único cookie, único URL e único endereço IP.

 

VOSDAL (Viewed on same day as live) – Visionamento de televisão, com um diferimento igual ou superior a 30 segundos, em relação à emissão em direto e que tem lugar no mesmo dia.