TABELA DE PREÇOS PARA UTILIZAÇÃO DE DADOS DE MEDIÇÃO DE AUDIÊNCIAS DE TELEVISÃO, EM PORTUGAL

 

A nova forma de contratualização do Serviço de Medição de Audiências de Televisão e a alteração da propriedade dos dados de audiências produzidos, que passam a ser detidos pela CAEM, Comissão de Análise de Estudos de Meios, tornou inerente a necessidade de estabelecer uma tabela de preços a pagar pela utilização direta desses dados, ou pelo seu licenciamento para utilização em produtos conexos.

Existe diversidade de tabelas disponíveis, dependendo da natureza do negócio do subscritor e do seu propósito de utilização dos dados, para definição da Tipologia de Cliente e dentro de cada tipologia existe um critério objetivo de segmentação das entidades pertencentes à mesma tipologia.

As tipologias consideradas são as seguintes:

1.    Estações de televisão FTA (Free To Air)

2.    Canais de televisão PPV (Pay Per View)

3.    Distribuidores de sistemas de televisão por subscrição

4.    Agências de planeamento e compra de espaço publicitário

5.    Empresas de software/market research

6.    Consultoras e auditoras de meios

7.    Produtoras independentes de televisão

8.    Anunciantes

9.    Instituições públicas, nacionais e internacionais

10.  Associados CAEM

As primeiras nove tipologias excluem os associados da CAEM, cujo valor imputável pela utilização dos dados é decidida no âmbito dos órgãos sociais da CAEM. 

A CAEM deve ser contatada para qualquer assunto relacionado com a utilização dos dados do Serviço de Medição de Audiências de Televisão.