S

SATURAÇÃO PUBLICITÁRIA – É a designação dada às situações em que se considera existir uma sobreocupação dos espaços/tempos, de um suporte, com presenças publicitárias.

SEGMENTAÇÃO DE AUDIÊNCIA – Decomposição da audiência de um suporte em partes, segundo um conjunto de fatores definidos (variáveis sociodemográficas, hábitos de consumo, etc.).

SHARE DE AUDIÊNCIA (shr%) – Relação entre o tempo total despendido a ver um determinado programa/canal/suporte relativo ao tempo total despendido a ver televisão num dado período de tempo (ex. hora, dia, semana, mês).

SHARE DE EMISSÃO – Relação entre a duração de um programa e o tempo total de emissão do respetivo canal.

SHARE DE RECEPÇÃO – Percentagem em termos de contributo de audiência de um programa para a audiência média do total da emissão desse canal.

SHARE OF SPEND – Análise comparativa da percentagem que representa o investimento publicitário de uma marca em relação ao total do sector.

SHARE OF VOICEAnálise comparativa da percentagem que representam os GRP obtidos pela ação publicitária de uma marca, durante um determinado período de tempo (mês, ano, etc.) em relação ao total de GRP do sector.

SINERGIA DE MEIOS – Termo utilizado para expressar a ideia que a ação combinada de vários meios deverá ter um efeito superior ao da soma dos efeitos individualizados desses mesmos meios.

SKYSCRAPPERBanner vertical com a dimensão de 120×600 pixels.

SPOT – Mensagem publicitária áudio ou audiovisual emitida pelos meios rádio ou televisão.

SUPORTE PUBICITÁRIO – Veículo de comunicação publicitária dentro de cada meio, onde se pode inserir uma mensagem publicitária e ao qual corresponde um determinado preço.

 

T

TABLOIDE – Jornal com uma dimensão menor que o tradicional, contendo aproximadamente 6 colunas e um total de, aproximadamente, 1.000 linhas por página (tipo 5).

TAKEOVER – Personalização de uma página à imagem do anunciante/marca.

TARGET GROUP – Ver “grupo-alvo”.

TAXA DE ABERTURA – Consiste no número de destinatários da newsletter que abriram o e-mail, normalmente como uma percentagem do número total de e-mails enviados. A taxa de abertura é considerada uma medida essencial para a avaliação do sucesso de uma campanha de e-mail marketing, embora se devam considerar algumas restrições. A taxa indica apenas o número de e-mails abertos em relação ao número total de e-mails enviados, e não apenas àqueles que foram efetivamente entregues.

TAXA DE CONVERSÃO – É a percentagem de visitantes de um website que executaram uma ação, convertendo-se em clientes ou possíveis clientes. As conversões são normalmente compras ou pedidos de informação. Se um website tem 100 visitas, das quais 20 convertem, significa que o site teve uma taxa de conversão de 20%.

TAXA DE MEMORIZAÇÃO – Probabilidade de as pessoas que contatam uma vez com uma peça publicitária a memorizarem. A partir da taxa de memorização, e com um algoritmo definido, supõe-se poder construir uma curva de resposta (teoria de Morgensztern).

TELESHOPPING – Promoção e demonstração de um produto através do meio televisão com a finalidade de o telespectador comprar via telefone.

TELESPECTADOR – Indivíduo que viu televisão pelo menos numa unidade de tempo (minuto) durante um certo período de tempo (dia).

TELEVISÃO – Termo por que se designa a transmissão, por via hertziana ou por via terrestre (cabo), de imagens e sons que são visionados num ecrã.

TEMPO MÉDIO DESPENDIDO – Ver “ATS”.

TEMPO MÉDIO DE VISIONAMENTO – Ver “ATV”.

Time-shiftVIEWING – Visionamento de televisão, com um diferimento igual ou superior a 30 segundos e inferior a 7 dias, em relação à emissão em direto.

TIRAGEM – Número total de exemplares impressos de um determinado suporte e referente a uma dada edição.

TRABALHO DE CAMPO – Componente de um estudo de mercado que implica entrevistas pessoais realizadas por investigadores especializados, com o objetivo de obter informações.

TV CABO – Sistema de distribuição do sinal de emissão de televisão que consiste na utilização de um cabo de fibra ótica, geralmente subterrâneo, podendo essa mesma emissão ser distribuída de forma hertziana através de satélite.

 

TVR (TV Rating) – Taxa média de audiência para o total televisão.