A medição de audiências das estações de Rádio que estão presentes em Portugal é assegurada, de forma regular, pelo estudo Bareme-Rádio, realizado pela Marktest, que tem como principal objetivo o estudo do meio Rádio.

O Bareme-Rádio estuda o universo constituído pelos indivíduos com 15 e mais anos, residentes em Portugal Continental.

A amostra deste estudo é constituída por 6.000 entrevistas por vaga e é proporcional quanto às variáveis Sexo e Dia de Semana, para cada um dos concelhos do continente e não proporcional quanto às variáveis Idade e Região.

A opção de tornar a amostra não proporcional quanto à variável Idade resulta do facto de se registar um envelhecimento da população portuguesa. À luz desta realidade, a amostra do estudo seria reforçada nos grupos etários mais elevados, nomeadamente no grupo dos indivíduos com mais de 64 anos, em prejuízo dos grupos mais jovens. Por se constatar, nos resultados do estudo, que os indivíduos pertencentes aos grupos etários mais elevados têm um comportamento mais homogéneo, a Marktest optou por manter no grupo etário “+ de 64 anos”, a amostra que anteriormente lhe era atribuída e redistribuir as restantes entrevistas por todos os outros grupos etários, proporcionalmente ao peso que têm na população atual.

A não proporcionalidade por Região tem por base a mesma justificação, já que nos meios urbanos, nomeadamente nas regiões da Grande Lisboa e do Grande Porto, existe uma maior heterogeneidade de comportamento. Tendo esse facto em linha de conta, é aplicada uma sobre-amostragem nos concelhos pertencentes àquelas regiões.

 

A amostra é adequada ao estudo através de um sistema de ponderação.