Q

QUALITY SCORE – Classificação dinâmica de cada palavra-chave, através da utilização de um número de diferentes variáveis para determinar a relevância dessa mesma palavra-chave para com o grupo de anúncios, pesquisas dos utilizadores, ou para com uma página específica na rede de conteúdos. Esses fatores podem ser o click-through rate (CTR), relevância para com o grupo de anúncios, ou o histórico da performance da conta em questão.

QUESTIONÁRIO – Conjunto de questões elaboradas para recolha de informações de uma determinada população, como por exemplo hábitos, consumos, comportamentos, opiniões, etc.

 

R

RÁDIO – Estação a partir da qual são emitidas ondas hertzianas suscetíveis de serem captadas por recetores.

Rating % (rat%) – Taxa média de audiência por minuto. Para o seu cálculo, cada indivíduo é ponderado relativamente ao tempo de contacto com o evento/canal. O cálculo desta variável tem como base todos os indivíduos do alvo; tanto os que contactaram com o evento como os que não contactaram. O mesmo que “audiência média”.

Rating # (rat#)Rating em milhares. Indica o número médio de milhares de indivíduos do alvo presente na audiência do evento/canal.

REACH % (rch%) – Taxa de Cobertura ou Audiência Total. Mede a percentagem de indivíduos que “contactaram” com o evento/canal pelo menos 1 minuto. Note-se que, mesmo que o indivíduo contacte duas ou mais vezes com o mesmo evento/canal, apenas é considerado um contacto. O mesmo que “audiência total”.

Reach # (rch#)Reach em milhares. Indica o número médio de milhares de indivíduos do alvo contactados pelo menos um minuto durante a emissão do evento/canal. Mesmo que o indivíduo contacte duas ou mais vezes com o mesmo evento/canal apenas é considerado uma vez.

RENTABILIDADE – É o resultado da relação custo/audiência de um suporte, meio ou campanha, para um determinado grupo-alvo sendo normalmente usados o custo por GRP ou CPM (custo por mil contactos).

REVISTA – Publicação periódica, que publica habitualmente artigos sobre assuntos ou domínios específicos.

RICH MEDIA – Publicidade que contém elementos gráficos ou interativos mais elaborados do que os banners standard. Estes anúncios permitem uma grande interação, podendo conter vários elementos multimédia (vídeo, áudio, etc.)

RIM-WEIGHTING – Processo iterativo que atribui uma ponderação a cada indivíduo, de forma a que a soma destas, para cada célula pré-definida, atinja a proporção presente no universo. Diz-se, neste caso, que o sistema de ponderação atingiu o ótimo.

RON (Run On Network) – Significa que os anúncios poderão surgir em todos os sites da rede do publisher em que esteja disponível o formato utilizado.

ROS (Run On Site) – Significa que os anúncios podem surgir em qualquer página do website escolhido para a campanha que tenha disponível localização do formato utilizado.

 

ROTAÇÃO DO PAINEL – Processo de substituição de lares de um painel, para evitar enviesamentos provocados por permanência demasiado longa. Os lares que atingiram o limite máximo de tempo de permanência estabelecido são substituídos por outros com iguais características, de forma a manter a representatividade do painel.