Já se encontra registado?
Outdoor

É objetivo do Estudo de Medição de Audiências de Publicidade Exterior (MAPE) proporcionar ao mercado uma leitura rigorosa, dentro das especificidades técnicas enquadradas pelas normas GGOHAM (Global Guidelines on Out of Home Audience Measurement) das audiências de publicidade exterior em Portugal, de forma regular e ajustada, quer dos formatos já existentes como dos que venham a ser disponibilizados no mercado.

MAPE

ESTUDO DE MEDIÇÃO DE AUDIÊNCIAS DE PUBLICIDADE EXTERIOR

O MAPE será desenvolvido de uma forma contínua e padronizada, pela PSE e disponibilizado ao mercado através de software de planeamento da Mediamonitor (Planview) e estará disponível no mercado a partir de 1 de janeiro de 2021.

O universo do estudo é constituído por Indivíduos com 15 e mais anos, a viver nas regiões da Grande Lisboa, Grande Porto, Costa Central, Costa Norte e Distrito de Faro.

Este universo, constituído por 149 Municípios, representa cerca de 7 milhões de habitantes de toda a população portuguesa, 72% de toda a população continental e 83% da população com 15 ou mais anos. A PSE utilizará um painel de indivíduos com uma amostra de 2500 membros, que representam a população com 15 e mais anos, residente nas regiões do Grande Porto, Grande Lisboa, Litoral Norte e Centro e ainda no Distrito de Faro. Devido à elevada penetração de smartphones, este equipamento será usado, através de uma APP da PSE, para monitorizar de forma constante a respetiva mobilidade, de forma autorizada e seguindo as regras RGPD. Desta forma o registo da mobilidade poderá ser feito de forma contínua e hora a hora, no âmbito do Painel da PSE OOH. Fazendo a georreferenciação, a caracterização e o inventário de todas as posições e molduras de Publicidade Exterior (OOH) consideradas no estudo, e depois fazendo o cálculo da zona de visibilidade de cada uma dessas molduras, será possível cruzar a sua área de visibilidade com o tráfego obtido pelo Painel PSE OOH. Usando o algoritmo de visibilidade ROUTE © transformar-se-á esse tráfego em audiência das molduras, de forma contínua.

O Painel PSE OOH fornecerá as métricas habituais para o estudo de audiência de meios. Nomeadamente, Reach, Frequency e GRP’s. De forma a obter resultados mais estáveis em termos dos dados semanais, os resultados serão fruto de médias móveis a três meses. Para as redes digitais de OOH será possível obter informação por hora, e também nessa situação serão consideradas médias móveis, igualmente a três meses. A metodologia usada pela PSE segue as orientações da ESOMAR e CAEM.