O

Omnibus – Estudo de mercado continuado que se destina a cobrir uma série de assuntos ao mesmo tempo (diversas marcas, diversos clientes).

Otimização – Tratamento que visa procurar, entre várias combinações de planos existentes, a melhor solução teórica em função de critérios previamente definidos, finalidade do planeamento de meios.

Orçamento – Verba disponível para o desenvolvimento de uma ação de comunicação (publicitária) num determinado período de tempo. O mesmo que “budget”.

OTS (opportunity to see) – Ver “Frequência Média de Contactos”.

Outdoor – Ver “Publicidade Exterior”.

 

P

Page REQUEST Número de vezes que um documento HTML aparece num browser como resultado direto de uma interação (pedido) de um visitante com o site.

PAGE VIEWS – É o número de vezes que uma página de um site é mostrada ao utilizador.

Painel – Conjunto de indivíduos/lares que constitui uma amostra a partir da qual se recolhe informação, sendo estável e representativa de uma população, fixado de acordo com determinados critérios (sociodemográficos, etc.).

Painel de Consumidores – Amostra de consumidores selecionados de acordo com padrões de aquisição de bens ou serviços, da qual se recolhe informação numa base regular.

Parâmetro – É um indicador quantitativo referente a um atributo ou característica da população.

Patrocínio – Financiamento, em exclusivo ou não, de um determinado suporte publicitário, por um anunciante ou marca, tendo contrapartidas comerciais (referências explícitas).

Pay Per View (PPV) – Contrato com um distribuidor de Televisão por subscrição para recepção e pagamento do tempo visto num canal/programa específico.

Pay TV – Contrato e pagamento a um distribuidor de Televisão por subscrição para recepção de um canal/programa específico, mediante um descodificador apropriado.

Penetração (de um meio) – percentagem de indivíduos de uma população (grupo-alvo) que se expõe a esse meio/suporte.

PIXEL – Unidade básica de composição de uma imagem digital.

PLACEMENT – Localização em que estará presente o anúncio do anunciante, reunindo informação acerca da localização (HP, ROS, RON, etc.) e formato.

Planificação de meios – Processos e técnicas usadas para selecionar os meios e suportes e colocar os anúncios nos mesmos de um modo eficaz, isto é, cumprindo objetivos qualitativos ou quantitativos previamente definidos Ver “otimização”.

Plano de amostragem – Metodologia adotada para obter a amostra da população acerca da qual se pretende obter informação (pré-avaliação).

Plano de meios – Informação que especifica os objetivos da comunicação, seleção de suportes e sua utilização assim como a avaliação do seu alcance quantitativo e respetivo orçamento.

Polling – Designação usada em audimetria referenciando o processo da recolha de dados do painel para o centro de processamento.

PONDERAÇÃO DE INDIVÍDUOS – Processo de atribuição de pesos a cada indivíduo de uma amostra/painel, de forma a corrigir o peso relativo dos elementos, face aos valores da amostra teórica, para posterior extrapolação para o universo.

População – É qualquer conjunto (pessoas, objetos, empresas, etc.) com uma ou mais características em comum, claramente definido e passível de ser investigado e sobre o qual se tiram conclusões.

Pós-avaliação – Verificação de resultados de campanhas com a finalidade de permitir confirmar até que ponto os resultados previstos foram obtidos, em relação aos indicadores usuais.

Prime time – Ver “horário nobre”.

PUBLICIDADE – Qualquer forma de comunicação feita no âmbito de uma atividade comercial, industrial, artesanal ou liberal, com o objetivo de promover o fornecimento de bens ou serviços, incluindo direitos e obrigações.

 

PUBLICIDADE EXTERIOR – Forma de comunicação visual que utiliza suportes que estão permanentemente na via pública. O mesmo que “outdoor”.