M

MAILING LIST – Lista de endereços para a qual podemos comunicar através de correio eletrónico.

Mancha – Parte da página de uma publicação ocupada por texto ou por publicidade.

Mass media – Expressão inglesa formada nos anos 50 para designar veículos de comunicação que atingem um conjunto diversificado e vasto de pessoas (ex. televisão, imprensa, rádio, etc.).

Media mix – Combinação de vários meios por forma a otimizar uma campanha publicitária.

Meio (médium) – Conjunto dos suportes com as mesmas características técnicas (ex. televisão, imprensa, rádio, etc.), através do qual é transmitida a informação.

Meio publicitário – Meio utilizado com a finalidade de efetuar comunicação de publicidade.

Meios (media) – Conjunto dos vários meios (televisão, imprensa, rádio, outdoor, internet).

Merchandising – Atividade dirigida para a promoção de um produto logo que chegue ao ponto de venda (ex. embalagens, escaparates, etc.), complementando a publicidade.

Meter – Ver “audímetro”.

MOBILE ADS – Anúncios elaborados especificamente para serem exibidos em telemóveis, smart phones, PDA’s, tablets e outros dispositivos de internet móveis.

MOBILE MARKETING – Conjunto de práticas que permitem ao anunciante comunicar com o seu público-alvo de maneira interativa e relevante, através de qualquer dispositivo ou rede móvel. Essa comunicação pode ser na vertente de marketing relacional com os clientes atuais (via SMS ou MMS), ou na vertente de display advertising para captação de novos clientes (em sites mobile).

Módulo – Cada uma das partes em que se divide igualmente uma página de um jornal, servindo de base para a medição de anúncios publicitários e sua comercialização (determinado número de linhas de uma coluna).

MRECBanner com a dimensão de 300×250 pixels.

 

N

 

Número mínimo de casos – Número necessário de painelistas/entrevistados presentes na amostra, que pertencem ao alvo definido, para que o tratamento de dados seja aceitável estatisticamente.