K

KEYWORD – Palavra-chave que os utilizadores inserem num motor de busca quando iniciam uma pesquisa. Este termo pode também referir-se às palavras que um gestor de search marketing escolhe para fazer parte de uma campanha.

KPI (Key Performance Indicator) – Expressão usual em gestão que, no caso da publicidade online, assume a forma de key success indicator (KSI), e proporciona medidas quantificáveis previamente ao arranque de uma campanha, que definirão o nível de sucesso esperado, tendo em conta os objetivos organizacionais.

 

L

LANDING PAGE – Página web que o utilizador visita depois de clicar num anúncio. Os gestores de marketing procuram melhorar a taxa de conversão através de variados testes às landing pages, tais como variantes de navegação, layout, oferta promocional e texto.

Lar – Entende-se por lar, no painel de audimetria, um conjunto de indivíduos que residem no mesmo domicílio particular e partilham o espaço e utilização dos meios audiovisuais.

LAYER – Peça, com dimensões variáveis e tempo limitado de exposição, que surge sobre o site que o utilizador está a visualizar e que pode deixar de estar visível por ação do utilizador através de um botão de fechar.

LEADERBOARDBanner horizontal com a dimensão de 728×90.

Linha – Unidade tipográfica de medição dos anúncios de imprensa.

LINK – Parte de uma página da internet que se liga a outra página ou parte da página. Uma palavra em destaque numa página poderá conter um link que irá fazer o elo de ligação com outra página.

LINKS PATROCINADOS – Lista de anúncios PPC (pay per click) que aparecem normalmente destacados no lado direito de uma página de resultados de um motor de busca.

 

Linómetro – Régua cuja unidade de medida utilizada é a linha, usada para a medição da dimensão de anúncios na imprensa e respetiva valorização comercial (tabelas de publicidade).