I

ICAP – Instituto Civil da Autodisciplica da Publicidade.

Imagem (de marca) – Opinião que os consumidores têm de um bem ou serviço que se comercializa com um nome conhecido.

Impacto – Cada uma das vezes que um anúncio entra em contacto com um indivíduo (impacto útil se o indivíduo pertence ao grupo-alvo).

Imprensa – Termo que designa o conjunto dos vários suportes de comunicação escrita, impressa.

IMPRESSÃO – Uma impressão corresponde a uma visualização do anúncio. Ver “ad request”.

IMPRESSION SHARE – Percentagem que exprime a relação entre o número de vezes que os anúncios foram exibidos com o número total de possíveis impressões no mercado-alvo.

Índice de afinidade – Ver “afinidade”.

índice de fidelidade – Mede a permanência da audiência no evento comparando a audiência média e a audiência total do evento.

Inserção – Anúncio nos suportes de publicidade.

INTERAÇÃO – Número total de vezes que o utilizador iniciou uma ação. Neste valor estão incluídos cliques, aberturas de expansíveis e desencadeamento de sidekick, início de vídeo ou outras ações definidas na altura de implementação da criatividade.

 

Intervalo de confiança – Um intervalo de confiança é uma amplitude (ou um intervalo) de valores que têm probabilidade de conter o verdadeiro valor da população e está associado a um grau de confiança que é uma medida da nossa certeza de que o intervalo contém o parâmetro populacional. Um intervalo de 95 % de confiança significa que, se recolhermos várias amostras de dimensão n, calcularmos as médias e os desvios padrões dessas amostras e construirmos os intervalos de confiança respectivos, utilizando a expressão anterior, cerca de 95% desses intervalos conterão o valor médio µ, enquanto os restantes 5% não conterão o parâmetro µ. Não temos a certeza que um dado intervalo, em particular, contenha o parâmetro desconhecido, mas estamos confiantes que assim aconteça, isto é, estamos 95% confiantes que o intervalo que calculámos a partir da amostra selecionada (na prática só selecionamos uma amostra), contenha o valor do parâmetro.

 

Investimento equivalente – Valor obtido pela conversão do investimento real ao custo de uma duração normalizada (20” ou 30”).

 

J

Jornal – Publicação impressa, periódica, destinada principalmente a difundir informações gerais.

 

Justificativo de anúncios – Recortes reais de anúncios tal como aparecem nos exemplares da publicação e que servem como prova da sua inserção.