G

GGTAM (Global Guidelines for Television Audience Measurment) – Documento aceite por várias entidades (ex. ESOMAR, EMRO, EACA, WFA, etc.), base de trabalho para qualquer análise sobre medição de audiências de televisão.

Grelha de programas – Distribuição dos vários programas de televisão e rádio, por faixas horárias, com o objetivo de fixar audiências.

GRP (gross rating points) – Unidade internacional de medida comparativa do impacto quantitativo de uma campanha publicitária. Representa o número total de contactos conseguidos para cada 100 pessoas do alvo (GRP#). Ao apresentar-se numa base percentual (GRP%) é independente da dimensão do alvo, permitindo assim a comparação entre campanhas ou suportes dirigidos a diferentes alvos.

Grupo-alvo – Grupo de indivíduos a quem se dirige uma campanha publicitária, constituindo um subconjunto de elementos de um dado universo. É geralmente definido por características sociodemográficas, psicográficas, de posse de bens, comportamentos, etc. O mesmo que “alvo ou “target”.

 

H

Hits (gross exposures) – Número de ficheiros que são chamados quando se entra numa página (incluindo gráficos, texto e elementos interativos). Se a página, contendo dois gráficos, for vista por um usuário são registados três hits. Esta medida é mais utilizada pelos próprios sites para terem uma noção do volume pedido.

HOME PAGE – Termo usado para designar a página de entrada de um site.

horário nobre – Período com maior volume de audiência e, como tal, com maior interesse publicitário teórico. Utiliza-se em televisão e rádio. O mesmo que “prime time”.

 

HTML (Hypertext Mark-Up Language) – Linguagem usada para construir páginas para a web. Permite a criação de documentos com gráficos e links para outros documentos.