C

CAEM – Comissão de Análise de Estudos de Meios. Associação tripartida constituída por Anunciantes, Meios e Agências de Meios.

CALL TO ACTION – Ação solicitada pelo texto ou conteúdo de um anúncio. Poderá ser pedido ao utilizador que concretize uma compra, assine uma newsletter, complete um questionário, etc. Considera-se uma forma de assegurar ao anúncio maior probabilidade de obter a resposta desejada e, consequentemente, retorno do investimento.

CAPI(Computer Assisted Personal Interview) – Sistema de realização de entrevistas pessoais assistidas por computador.

CAPPING – Ou “frequency capping” Forma de ativação do limite de frequência para uma campanha. Define um limite para o número de impressões que um determinado anúncio é visualizado por dia, semana ou mês, por cada utilizador. Escolhe também se o limite se aplica a cada anúncio, grupo de anúncios ou campanha.

CATI(Computer Assisted Telephone Interview) – Sistema de realização de entrevistas telefónicas assistidas por computador.

CENSO – Recolha de dados de todos os indivíduos de uma determinada população ou universo (por exemplo um país).

CHECK-LIST – Enumeração do conjunto de ações a desenvolver por forma a atingir determinado objetivo com a máxima eficiência.

CIRCULAÇÃO(imprensa) – Número de exemplares efetivamente colocados no mercado, isto é, correspondente à soma das vendas em banca, assinaturas e ofertas (circulação = tiragem – sobras).

CLICK – Ação de um utilizador da internet ao dar um ou dois toques (dependendo da configuração do computador) com o rato (mouse) para aceder a uma aplicação/programa, a uma página web, a um link, a uma pasta, etc.

CLICK-THROUGH/CLICK-RATE – Ato de clicar num link existente na página de um site, que remete para outro site ou ato de clicar num banner publicitário existente numa página. Este indicador é utilizado para medir a eficácia de um site, nomeadamente no que diz respeito à publicidade online.

CLUSTER – Grupo de unidades elementares da população, idealmente com a mesma variabilidade da população.

COBERTURA (cov) – O valor de cobertura é a percentagem de indivíduos, pertencentes ao alvo, que contactam com o suporte pelo menos uma vez. A cobertura que, conseguida com uma inserção, para um dado suporte, é igual ao valor de audiência média desse mesmo suporte. A introdução de mais inserções num plano de meios fará aumentar o valor de cobertura, tendendo para o valor máximo possível, que corresponde ao valor de Cobertura Máxima.

COBERTURA EFICAZ – Percentagem do alvo exposto a um nível definido de contactos com a campanha. Esse nível é estabelecido pelo utilizador através de uma curva de resposta.

COBERTURA EXCLUSIVA – Percentagem do alvo que contacta exclusivamente com determinado suporte (não existem duplicações com qualquer outro suporte da campanha).

COEFICIENTE ALFA – Relação entre o share de recepção de um suporte/programa e o share de emissão, isto é, mede a contribuição do suporte/programa para uma boa audiência média.

COEFICIENTE BETA – Relação entre o coeficiente alfa de um canal com o coeficiente alfa do total de televisão, isto é, mede a eficiência do suporte em relação ao total de televisão.

COOKIE – É um grupo de dados trocados entre o navegador e o servidor de páginas, colocado num arquivo (ficheiro) de texto criado no computador do utilizador. Esta informação permite à pessoa que está a gerir o site obter informação sobre os computadores que estão a aceder ao seu site.

CORTE (ao) – Diz-se de um anúncio que ocupa um espaço, na página da publicação, para além da mancha de impressão, indo até ao limite da página. O mesmo que “bleed

CPA (Custo por Aquisição) – Numa campanha de modelo CPA o anunciante paga apenas por ações/aquisições como vendas ou registos.

CPC (Custo por Clique) – Método através do qual o anunciante paga um montante por cada clique efetuado no seu anúncio.

CPL (Custo por Lead) – O anunciante paga apenas um preço fixo por cada lead gerada por um anúncio. Uma lead pode ser um formulário de contacto preenchido, um questionário ou um endereço de e-mail.

CPM (Custo por mil) – Medida de rentabilidade que permite calcular o custo médio de um suporte/campanha para cada 1000 contactos obtidos.

CPR (Custo por rating) – Custo de um ponto de rating obtido pelo suporte/campanha.

CTR (Click-through Rate) – Taxa de clique. Percentagem de utilizadores que clicaram num anúncio tendo em conta o total de utilizadores que viram esse mesmo anúncio. Se 50 pessoas viram o anúncio e 25 clicaram o CTR é de 50%.

CURVA DE RESPOSTA – Função, definida pelo planeador, que faz corresponder uma probabilidade de memorizar cada anúncio por um determinado número de contactos.

CUSTO POR GRP – Investimento necessário para atingir 1% do alvo definido para uma campanha de publicidade. Mede o nível de rentabilidade do investimento na campanha, por ponto de audiência.

CUSTO POR GRP EQUIVALENTE (Eqpr) – Conceito principalmente usado em televisão, onde o investimento feito em cada exibição é normalizado ao custo do suporte de uma certa duração (ex. 20’’), permitindo comparar campanhas com spots de durações diferentes.

 

D

DIÁRIO – Jornal ou outra publicação que é publicado pelo menos cinco vezes por semana.

DIFUSÃO – Número de exemplares de uma certa publicação que são vendidos pelos diferentes canais possíveis.

DISPLAY ADVERTISING – Publicidade gráfica em páginas de internet em vários formatos de banners, como imagens estáticas ou animadas, ou media interativo que inclua elementos de áudio e vídeo.

DISTRIBUIÇÃO DE CONTACTOS – Informação da distribuição da cobertura de acordo com o número de vezes (frequência) que os indivíduos são expostos a uma campanha publicitária.

DUPLICAÇÃO DE AUDIÊNCIA – Percentagem (ou número) de indivíduos contactados por um suporte que contactaram com um outro suporte. A duplicação é calculada sobre a cobertura máxima.

DWELL – O tempo total gasto pelo utilizador a interagir com o banner. Esta métrica soma as seguintes ações: o tempo em que o rato esteve on, mouse over no banner, utilizador inicia vídeo, utilizador inicia expansão do banner e qualquer outra interação definida na implementação da criatividade. O tempo será acumulado para cada impressão, independentemente da posição do rato em relação ao anúncio, desde que a ação seja iniciada pelo utilizador.